sexta-feira, 4 de maio de 2018

PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL - N4 AB


A psicomotricidade se dirige a favorecer a aquisição ou a desenvolver a capacidade de percepção temporal, espacial e de simbolização, partindo da tomada de consciência e controle do próprio corpo. Desde o nascimento, a relação do “eu” com o mundo exterior se dá através de manifestações motoras e essa realidade exterior começa a ser conhecida através das sensações e percepções. A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados e estes, relacionados à evolução da criança. A psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica. A psicomotricidade ajuda a viver em grupo, ensina a respeitar regras, sensibilizar-se com o outro, perceber-se no tempo e espaço que está inserido e atuar conscientemente sobre este quando necessário. De acordo com Vayer (1984, p. 21): 
"É evidente que os relacionamentos com o outro, são estreitamente ligados à atividade motora e sensório-motora da criança. Como esta atividade permite-lhe reconhecer o mundo das coisas, permite-lhe da mesma forma, reconhecer o mundo dos outros, diferenciar-se dele, e progressivamente adaptar-se e integrar-se a ele. "






































Nenhum comentário:

Postar um comentário

 Pré 1-A se divertindo com o robô Pretinho, nomeado por eles, em uma brincadeira envolvendo corporeidade em posições de yoga.  Professora Ma...