A turma
de Maternal 3B participou e explorou uma multiplicidade de materiais: latas,
bolas, colchões, bancos, itens de fantasia, figuras geométricas, dados e
recursos de sucata. Com a perspectiva da psicomotricidade relacional, a
professora Daiana organizou sua sala com esta ampla diversidade de material,
optando pelo direcionamento não diretivo, como Negrine (2002, p. 153)
(...) no sentido de não estabelecer o que cada
criança deva fazer no decorrer da sessão. Embora a estrutura da aula siga uma
rotina, estimulam-se as crianças para que realizem muitas coisas; que tenham
muitas experiências e que cumpram as normas de convivência social.
O que
denota que a liberdade de exploração estará presente, mas que aquelas
combinações efetuadas no ritual de entrada na sessão deverão ser observadas. Veja
só a riqueza de exploração que a turma do Maternal 3B viveu... Os objetos e
materiais assumem novas funções e criações!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário